quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Temporada das pretinhas.



E eis que as chuvas chegaram! Aleluia! É primavera e as flores explodem nas árvores dos campos e da cidade amenizando a vida dos nossos habitantes que se extasiam com tantas cores, aromas e sabores. E por falar em sabor, quem não conhece as famosas pretinhas que vivem grudadas no pé do pau e que ávidamente gostamos de chupar? Então, estou falando das maravilhosas jabuticabas que também são tão aguardadas nesta temporada, e tidas como a paixão dos goianos.

A jabuticaba ou "myrcia cauliflora Berg" é do reino "plantae", da divisão "magnoliophyta", da classe "magnoliopsida" e da família das Myrtaceae. Enfim, árvore genuinamente brasileira, originária da Mata Atlântica, é muito encontrada em regiões de clima quente como Minas Gerais e Goiás, além de outros estados também. Gosta de solos profundos e ricos em matéria orgânica e muuuuita água.

De sabor deliciosamente doce, a fruta também pode ser consumida em sucos, geleias, bolos, vinhos, vinagres e para fins medicinais quando é feita a decocção da casca, para remédio receitado para asma.

Agora o show aqui no cerrado, são as festas, encontros sociais entre amigos que programam o aluguel de jabuticabeiras em fazendas e chácaras produtoras desta maravilha, e lá vão famílias e amigos passar o fim de semana e chupar até se esbaldar. Gente, vocês precisam ver que coisa mais lúdica! Aqui perto de Goiânia, no município de Hidrolândia existe a fazenda Jabuticabal onde milhares de pés fazem a felicidade de muuuuuuita gente. Fica então aqui o convite: venham chupar com a gente!

Obs. Engolir a casca da fruta, pode ser interessante para funções intestinais, mas cuidado com os caroços que podem não ser assim tão benéficos.

Baba Hare! Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário