segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DE ART DECO A NIEMEYER

Nossa capital Goiânia se caracteriza e é bem conhecida por sua arquitetura Art Deco, ao menos no centro antigo da cidade, mas na maioria dos bairros e setores o que impera é uma falta de estilo. Faltam projetos modernos, arrojados ou com tendência futurista, apresentando uma mistura de estilos, já que a cidade foi crescendo sem um plano diretor, coisa que somente agora tem preocupado as autoridades. Apesar do conhecido poder aquisitivo de grande parte da sociedade local, na grande maioria composta de pecuaristas, fazendeiros e afins, de tempos para cá existe uma preocupação maior de arquitetos, engenheiros e empresários em criar projetos que coloquem Goiânia num patamar de Capitais de primeiro mundo, pois a cidade tem super qualidade de vida.

Se eu tiver que mencionar um projeto que pode servir de referência de uma Goiânia moderna, sem dúvida diria que é o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Inaugurado em março de 2006, foi construído pelo Governo do Estado de Goiás sobre uma esplanada de 26 mil metros quadrados na região sul da cidade.

Trata-se de um complexo de espaços culturais que abrigam um museu, um teatro, uma biblioteca e um monumento aos direitos humanos. Criado e projetado pelo renomado arquiteto carioca Oscar Niemeyer a obra acabou levando o nome de seu criador numa homenagem feita por Goiás. Com linhas arrojadas e cores vibrantes o projeto nos faz sentir numa cidade futurista.

Apesar de ainda ser considerada uma obra inacabada, o Centro Cultural tem apresentado esporadicamente algumas atrações em seu museu, como a que me encantou sobremaneira que foi: Gravuras de Picasso. Enfim é acreditar que a autoridade competente faça acontecer aquilo que se espera de um projeto desta magnitude. Finalizá-lo e transforma-lo num fantástico pólo gerador e propagador de cultura.

E para finalizar nosso comentário, gostaria de apresentar aqui um texto que o amigo e arquiteto goianiense Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, gentilmente fez em meu livro Goiânia Pequena Grande Cidade, para ilustrar a foto do Centro Cultural: “As cidades mundiais estão se transformando para se adaptarem às demandas da sociedade globalizada. O desenvolvimento da cultura associado a edifícios extraordinários que se tornam ícones da Arquitetura mundial é o “Leit Motiv” deste processo. Os edifícios exemplares cristalizam o tempo e dignificam a cidade. É o caso de Goiânia com o Centro Cultural Oscar Niemeyer".

Photo par Cleomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário