quinta-feira, 9 de julho de 2009

Blog ou bloguê ?


E aí galerinha tudo bem? Pois é dia destes um leitor amigo me perguntava sobre o porque de "bloguê da finesse" e não "blog da finesse"? No que expliquei: tudo começou na minha adolescencia quando estudei a língua francesa por anos a fio, e após me apaixonar por aquela cultura, acabei por ficar fã de Azznavour, François Hardy, Piaf e Catherine Deneuve e daí então pra Nouvelle Vague foi um pulo e veio então toda a influencia das coisas da terra do croissant, inclusive uma das delícias de lá. E olha que nunca fui a Paris! Não importa, Paris sempre vem até mim.


Mas então, depois da guerra do Iraque, quando passei a ter certa ogeriza das coisas e manias e língua dos USA, e olha que já fui também encantado nos idos dos anos 70 por aquela cultura, mas passou, hoje eu recuso qualquer influencia dalí, substituindo inclusive palavras que influenciaram outras línguas no planeta, tipo : blog por blogue, tá inteindeindo? Mas daí então o costume de afrancesar toda e qualquer palavra em português, a título de fazer graça mesmo, dar uma de chique, e botar banca, é hilário! Pois misturando português com francês é um tal de surgirem frases de difícil compreensão. Na verdade a palavra blog em frances também é blog, não existe tradução, mas eu tive a liberdade de traduzí-la.Quem quiser contestar, à vontade!


Mas enfim se existisse uma tradução exata para a palavra "blog", com certeza a usaria! De qualquer maneira continuemos assim, blogue, blog ou o que for, o que importa é a nossa comunicação, entretenimento e prazer. Muito bom chegar até vocês! Fiquem em Paz! Jay Low.

Um comentário: