quarta-feira, 8 de julho de 2009

photo by Jay Low
Gente, em falando de culinária e suas delícias eu tenho um monte de histórias e estórias. Tenho certa tradição de gastronomia e é meio de familia mesmo. Tenho um pezinho no Oriente Médio, Líbano pra ser mais direto. Então imagina! Muuuuuuita comida, e das boas, voces conhecem! E esta aí é muito especial e não muito conhecida. É coalhada seca com carne moída frita até quase torrar e com semente de caju picada,snuber e amêndoas picadas e ........não esqueça dos pães sírios torrados regados com muito azeite! Olhe a receita. Jay Low.

Coalhada

Fervo o leite e depois espero ir esfriando.Quando você colocar o dedo bem limpo de preferência e aguentar contar até dez sem queimar está no ponto.Se tiver termómetro de 40 a 45 graus de temperatura.Mas com o dedo dá certinho.Coloque o coalho ou a isca ( 1 colher de sopa bem cheia para cada litro) e misture bem.
Deixe em lugar quentinho,tipo forno desligado ou dentro de uma caixa de isopor até coalhar.
Tem que manter a temperatura para o leite coalhar.Se estiver calor com 4 a 5 horas já estará bom. Se estiver frio deixe passar a noite.Depois de coalhado leve para geladeira.


Coalhada Seca

Depois da coalhada pronta mexer bem e despejar em um saco de algodão de trama bem fechada (ou coador de café descartável).Pendurar e deixar o soro escorrer cerca de 10 a 12 h.Quanto mais tempo a coalhada ficar escorrendo, mais dura e ácida ela será.Depois de escorrido coloque sal a gosto misture bem e leve p/ geladeira.Servir com azeite, azeitona, hortelã fresca
,zahtar,etc... e pão árabe.Se você usar a coalhada feita em casa é mais saborosa,mas a industrializada funciona muito bem.Dois litros de coalhada fresca rende cerca de 700 g de coalhada fresca

Nenhum comentário:

Postar um comentário