terça-feira, 7 de julho de 2009

Ô trem bão de terra!

photo by Moo
Caros amigos deste nosso imenso Brasil, este que vos escreve está aqui no planalto central, em pleno mês de julho, uma estação amena, ligeiramente seca, com dias quentes e noites beeeeem frias. Ontem a lua deu show, enorme e prateada, chegou estalando de linda. Apesar de não ser de Goiás, amo esta terra abençoada e exótica. Gente, quem nunca esteve aqui, está perdendo! Povo, clima, costumes, fauna e flora abundantes, águas termais, rios caudalosos e piscosos, comidas e frutas muito exóticas, enfim uma terra generosa!
Nossa capital Goiânia é surpreendente, moderna e arrojada é uma das cidades com maior qualidade de vida no país, e o verde por todos lados é abundante atraindo pássaros de toda natureza pelas ruas e praças. Agora, a opção para o turismo é outro diferencial: cidades históricas como Vila Boa de Goiás a antiga capital, Pirenópolis como uma Búzios no cerrado, Caldas Novas uma das maiores reservas termais do mundo, Rio Araguaia um mar no planalto central, Alto Paraíso na misteriosa Chapada do Veadeiros, Paraúna e suas cidades de pedra, fazendas centenárias, enfim um show de gastronomia com pamonhas, galinhadas com Pequi, abacaxis inigualáveis, peixadas inesquecíveis e os deliciosos pães de queijo!
Ah! meus amigos, é só vindo e vendo, tem poesia no ar em Vila Boa de Goiás, nos famosos Alfenins, esculturas em açúcar branco que dá dó mastiga-los, é arte pura! E o folclore, as artes sacras, é difícil descrever com total realidade. Às vezes nas noites de Goiás Velha como costumamos chamá-la, andando pelos becos iluminados por tocheiros, se você ficar em silencio poderá ouvir acordes da Noites Goianas: “tão claras, tão belas,são noites tão lindas,noites de Goiás,são noites de proza la lá la lá..." e o coração quase explode de emoção! Venha nos ver. Goiás te espera! Carpe Diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário