segunda-feira, 13 de julho de 2009

Doces lembranças!

Casa da Cora Coralina - Photo by lhveiga jardim


Daí então, nessa de ficar me inspirando sobre as coisas lindas de Goiás, pra então escrever um breve conto, vieram a mim doces lembranças dos doces da Vila Boa de Goiás! Ah! meus amigos, que maravilha! Quando ainda adolescente fui à Goiás Velho como a chamávamos, e conheci Cora Coralina lavando frutas cortadas, laranja, mamão, figo e goiaba, na bica no porão daquela casa da ponte! Então veja só que lembranças eu guardo. Muita gente de lá e daqui conheceu Cora Coralina, ainda não tão famosa nas elites. Mas Cora já era famosa nos tachos de cobre, que ferviam os maravilhosos doces de frutas e cristalizados, que eram avidamente vendidos e procurados por ali.


Fatos que ficarão para sempre em minha memória, era ouvir as estórias e poemas que Cora declamava enquanto preparava suas iguarias, e a gente alí perto do fogão a lenha com as faces já rubras pelo calor e a alma aquecida pelos contos que falavam de amor e da vida que acontecia naqueles becos de Goiás.

Lembro-me de que Cora era meio impertinente, exigente e já com um pezinho no estrelato, vejam só. Ah! Me esqueci, o doce de abóbora cristalizado, era outra história! Enfim, conheci Dona Sílvia dos mágicos e artísticos Alfenins, doce de açúcar branco em esculturas de pássaros e símbolos religiosos! Obras de arte! Mas daí, ficar mencionando todos os doceiros, poderia esquecer alguém então prefiro ficar por aqui e falar nas rosas de coco, coloridas e mais parecendo bibelôs, e os pastelinhos de Goiás? Perfeitos! Enfim, são tantas as emoções: doce de jaca, caju em passas, doce de batata doce e segue em frente num festival gastronômico digno de nobres.



photo by lhveiga jardim


No mais, em Vila Boa de Goiás vá tomar sorvete no Coreto da Praça principal e experimenta só os de Coco queimado, de tamarindo, de ameixa-preta, jabuticaba, de cajazinho e de creme, e depois me conte o que o tio achou? Pois é meus amigos, chega de blá blá blá e mirem as fotos que lhes envio a título de curiosidade.
Carpe Diem!

Um comentário:

  1. na boa?
    você está de parabéns pelos textos e principalmente, pela nítida sinceridade de emoção que você passa aos seus leitores.
    Como vc mesmo disse: "quem viver, verá.."
    Acho que podemos ter um livro por aí..

    olha, posso ter um jeito "turrão", mas gosto de vc!

    Felicidades, que Deus abençoe seus sonhos e que você chegue LÁ!
    bjs..

    ResponderExcluir